Olá Queridos,
Ao nos aproximarmos da Páscoa é essencial buscarmos a aproximação com nossa essência e com as outras pessoas, como renovação de uma vida com bons sentimentos, com o que temos de mais genuíno. Com a aceitação do que somos e o incentivo ao florescimento do que temos de melhor, naturalmente surgirá a gentileza como parte habitual de nossa vida. O que irá renovar a gentileza no mundo, porque gentileza sempre gera gentileza. Sempre que alguém é gentil conosco, nos sentimos na energia certa para sermos gentis com o próximo. E isso cria uma corrente que se propaga, gerando mais gentileza no mundo.
A felicidade ocorre também a partir da relação entre os seres humanos, na polidez, na gentileza entre as pessoas, de forma interdependente: para viver bem as pessoas dependem da colaboração dos outros; quanto mais satisfeitas e bem-humoradas estão as pessoas com que convivemos, maior a nossa chance de estarmos bem; ao conquistarmos o bem-estar passamos essa energia para as pessoas com que conviemos, numa corrente positiva, num ciclo virtuoso que se autoalimenta.
O Querido Ken O’Donnell faz a analogia do ser humano com o coco, afirmando que na casca está o nosso ego e dentro temos a carne branca, saborosa e nutritiva, que são os nossos valores, onde temos qualidades semelhantes, em nosso âmago, como amor, paz, alegria, entre outras. “Quando olhamos para os outros conscientes dessa semelhança, é possível construir uma ponte de comunicação onde todos transitam com tranquilidade e segurança”.
É fundamental olharmos para nós mesmos e identificarmos nossas qualidades, o que temos de bom e nutritivo por dentro dessa nossa casca de egoísmo e aparências, para podermos perceber o quanto de tudo isso existe também nos outros e podermos nos abrir para o mundo, para interagir e sermos gentis e solidários com outras pessoas, ajudarmos mesmo que seja com um simples sorriso, com nosso bem-estar e felicidade. É necessário reacender o espírito humano adormecido, mas ainda vivo e possível.
Experimente olhar, em primeiro lugar, para você, identificando essa gama de boas qualidades. Dê o primeiro passo na relação com os outros nessa perspectiva, buscando essa parte no outro, acreditando que é possível. Por mais difícil que possa parecer, é um exercício. O resultado de praticar essa empatia é sensacional.
Quando alguém vier com reações mais grosseiras ou meio “de banda” exercite algumas perguntas: O que dele levar esse “alguém” a estar assim? O quanto perco usando a mesma moeda? O que ganho usando notas de maestria, notas que com certeza o outro também pode usar? É impressionante como vamos ajudando e quebrar as resistências ao agirmos assim. Ganhamos paz no relacionamento com o mundo e muita saúde em nossa vida. A escolha é nossa!! Somos os protagonistas e podemos inspirar muita gente!!
Desejo que o coelhinho de Páscoa lhe traga muitos chocolates em forma de alegria, suavidade, leveza, paz e amor!!!
Abraços Afetuosos com essência de chocolate!
Susanne Andrade
Artigo com trechos do livro de minha autoria, “O Segredo do Sucesso é Ser Humano: como conquistar resultados sensacionais na vida pessoal e profissional”- no prelo
Gostou desse artigo? Clique abaixo e curta a minha fã page para ter acesso a posts sobre mais e mais formas de cuidar de você:
https://www.facebook.com/pages/Susanne-Andrade/734611629901930
Eu que agradeço o seu feedback, Alberto! Desejo uma Páscoa mais do que especial para você e sua família. Você é uma importante “figura especial” para que eu tenha esse espaço aqui, podendo tocar a alma de mais e mais pessoas.