Olá Queridos,
A correria do dia a dia nos faz dar o foco no ter e no fazer desenfreado, no resultado que podemos apresentar, nos esquecendo de coisas essenciais nesse processo, como, por exemplo, dos nossos valores internos, ou seja, do que é verdadeiramente importante para nós. Atropelamos e somos atropelados, muitas vezes, por nós mesmos, especialmente nos momentos de stress. Justamente por isso, precisamos fazer o exercício de nos encontrarmos em nós, sem nos perdermos nesse movimento de dispersão com o exterior, com tantos estressores do mundo moderno.
Através do contato com sua essência, com seus valores, com o que há de melhor em você, o resultado positivo vem, o viver bem se torna uma realidade. Isso representa o nosso encontro com a nossa essência, com o que há de mais genuíno e autêntico do ser humano, onde nos sentimos em casa, em total bem-estar, por onde devemos buscar a energia para a relação com o mundo.
Uma simples pausa para sentir o ar em nosso peito, ouvir os sons agradáveis que estão além do barulho ou apreciar o sorriso de uma criança, são formas de estabelecer contato com o que há de mais positivo em nós, de encontrarmos o nosso equilíbrio apesar do caos externo.
Essas ações nos ajudam a tomar consciência de nossa vida real, do nosso SER, do coração que bate dentro de nós, desejando vida com alegria, brilho, luz, serenidade, paixão e paz.
Ao fazermos isso, estamos criando espaço para potencializar a nossa energia e a nossa capacidade de sermos resilientes. Ou seja, despertamos o nosso potencial para dar conta de nossa vida e de nossa carreira com equilíbrio, passando por situações de stress de forma tranquila, sem nos perdermos no contexto do mundo atual.
Se às vezes um simples trânsito intenso nos faz perder o nosso eixo, nos desconectar de nossos valores, deixando a raiva tomar conta, imagine quando algo em nosso trabalho não caminha como esperamos! Nesses momentos podemos deixar o stress tomar conta ou agir na direção da solução e simplesmente relaxar, curtindo a nossa presença, na hora certa. A escolha é nossa!
No livro “Liderança Autêntica: de dentro de si para fora”, do Kevin Cashman, aprendi uma técnica que tem me ajudado muito a dar conta de momentos assim. É o modelo CIA:
C – O que podemos controlar
I – O que podemos influenciar
A – O que devemos aceitar
No exemplo do trânsito, eu posso Controlar usando o waze ou buscando vias que já sei que flui melhor. Travou em certo ponto, vou Influenciar, mudando a rota, encontrando alternativas. Se chegou a um ponto em que já não há outra possibilidade, meu carro está no centro do engarrafamento, preciso Aceitar, desmarcando a reunião que eu ia, a consulta, ou qualquer outro evento, pois a gentileza também é fundamental. Daí, curto o momento, aproveitando para observar melhor o que tem de bacana na rua, ouvindo uma bela música ou simplesmente sentindo a minha respiração, curtindo o momento. E toco para a frente, pois aquela situação já é passado.
Experimente aplicar essa técnica nas diversas situações em sua vida, o que vai contribuir para fortalecer a sua resiliência, a sua capacidade de equilibrar-se internamente.
Com a tomada de consciência de nosso corpo e de nossa alma, fica muito mais fácil descobrirmos o nosso potencial, os nossos valores, a nossa capacidade de lidar com os maiores desafios de forma muito tranquila.
O bem-estar surge ao trazermos entusiasmo e determinação para conquistarmos o que desejamos. Assim, descobrimos que somos capazes de realizarmos nossos sonhos e desejos, que somos os principais autores de nossa vida, que fazemos dela o que queremos, geralmente, com a parceria de tanta gente, sim, porém, a partir de nossas escolhas e de nosso posicionamento.
“É na relação com os outros, de forma humanizada, que construímos a mais bela história de nossa vida, que conquistamos o mundo em que vivemos”.
Abraços Afetuosos,
Susanne Andrade
Gostou desse artigo? Clique abaixo e curta a minha fã page para ter acesso a posts sobre mais e mais formas de cuidar de você:
https://www.facebook.com/pages/Susanne-Andrade/734611629901930