Um grande problema enfrentado hoje pelas pessoas é a baixa autoestima, que passa pela falta de amor próprio e falta de foco em si mesmo, em detrimento à atenção maior aos valores externos. A atenção hoje está muito voltada ao ter e, principalmente, ao que o outro tem, ao que conseguiu ou no quanto o outro consegue levar uma vida x ou y, esquecendo-se de focar no que há de bacana na própria vida.
Em uma pesquisa publicada na Você S.A. um resultado me chamou a atenção: o quanto as redes sociais têm contribuído para este problema, quando as pessoas usam para fazer comparações do tipo “ele tem e eu não tenho, ele conseguiu e eu não”. É isso ai, a comparação é um dos inimigos da autoestima, quando a tendência é de nos colocarmos para baixo. Pensamentos do tipo “ele consegue viajar e se divertir e eu só trabalho”.
A principal causa de tudo isso é a nossa tendência em observar a vitrine dos outros, nos esquecendo de que eles também têm bastidores, ao mesmo tempo em que nos esquecemos de olhar para a nossa “vitrine interna da felicidade”.
Há duas semanas viajei para o mundo mágico com meu esposo e nossas duas filhas. Um sonho planejado, curtido e vivenciado em cada detalhe, em cada momento. Estar na Disney é como entrar em uma história ou estória e viajar pelo mundo da fantasia, quando as emoções são reais. O encanto vai desde a diversão nos brinquedos à observação da excelência da gestão daquele lugar, onde predomina o bom atendimento, a organização e planejamento, o sorriso no rosto dos profissionais e a disponibilidade para lhe ajudar. Um show noturno com queima de fogos para comemorar e emocionar. Um brinde à vida!
Nós, enquanto personagens dessa aventura, tivemos momentos difíceis, de cansaço, de desentendimentos até no momento da escolha sobre onde comer, do mau humor em determinadas situações, até mesmo na falta de banho nos dias que chegamos exaustos no hotel, com a menor já dormindo no nosso colo. A mente pedia limpeza e o corpo moído se jogava na cama, na busca desesperada por sono e relaxamento diante da exaustão. Momentos de impaciência e birras aconteceram. Nada disso apareceu no facebook, mas existiu. Existe na vida de todas as pessoas, seja em um momento mágico como este que vivenciamos, seja no dia a dia do trabalho, na relação com as pessoas à nossa volta. Quanto à nossa viagem, já pensamos em quando vamos voltar, pois o resultado foi delicioso, uma vez que a nossa atenção maior foi no lado positivo e de curtição, afinal, esse foi o nosso propósito. Queremos mais! Merecemos mais!
Lembrar que isso faz parte da vida, e é natural que aconteça, pode ser um importante passo para estarmos mais realizados em nosso dia a dia, para valorizarmos o que temos de bacana, mesmo diante de tantas coisas difíceis nos bastidores. Isso existe até mesmo na Disney, no mundo mágico das princesas e dos heróis.
Trago esse tema aqui por observar o quanto as pessoas têm sofrido hoje por acharem que não estão conseguindo o que o outro consegue, por não terem o sucesso como o outro, por não estarem felizes como nas fotos estampadas no face e no instagram. Atrás daqueles posts têm pessoas com seus momentos de inquietações, de cansaço, de desanimo, pois isso também faz parte da vida. A grande sacada está justamente para onde vai o meu foco, especialmente em conseguir trazer ele para mim, para o que me realiza, o que começa a partir da atenção cuidadosa aos meus valores. O que é importante para mim deve ser a base, independente do que o outro pensa, mas em sintonia com as pessoas que fazem parte de minha vida.
Para potencializar a sua autoestima e realização, dicas simples, que poderão fazer a diferença em seu dia a dia, em sua vida:
- Use as redes sociais sim, com o cuidado na forma, evitando comparações. O foco deve ser você, conquistando espaços e resgatando pessoas especiais em sua vida.
- Dê o foco no que há de delicioso em sua vida, em suas conquistas e nos momentos de prazer: eles são muitos!
- Aceite os bastidores como algo necessário, o que faz parte da vida e nos ajuda a crescer e valorizar o que há de bacana nela.
- Busque entrar em contato com os seus desejos, sonhos… aqueles que são seus… e vá em frente para realizá-los. A nossa vida é preciosa e não devemos deixar passar sem darmos um significado especial. Merecemos construir a nossa história de forma encantadora.
- Encontre a “cereja do bolo” em cada momento de sua vida, pois ela existe sempre, na vitrine e nos bastidores. O poder da escolha é seu!
Vá em frente e curta a “deliciosidade” da Disney que é a sua vida e faça dela um mundo encantado de diversão e realização. Cresça nos bastidores e se jogue na vida da sua “vitrine da felicidade”, onde a personagem principal é você e merece ter destaque aos seus olhos, os mais importantes do seu mundo.
Brinde a sua vida! Comemore você!
Abraços,
Susanne Andrade

