Estamos vivendo uma crise, um momento difícil de nossa história, onde bilhões de pessoas são prejudicadas por conta de centenas de milhares que só visam o poder e o interesse próprio, uma falta de respeito ao ser humano, onde a corrupção passa a ser normal para alguns, diferente do que é o natural. Existem muitos sociopatas que vivem entre nós. Acredito que não tenham noção sobre valores humanos, muito menos sabem o que é culpa, nem mesmo na dimensão da responsabilidade. Precisam ser responsabilizados e pagar por tudo o que estão fazendo.
É bem provável que você leitor já tenha se sentido lesado, enganado, e até mesmo discriminado, ao ser visto com maus olhos por ser brasileiro, como se também fosse um “criminoso” por fazer parte desta nação, que tem muito o que crescer sim, mas sem perder de vista o potencial e qualidades que te faz ser alguém que merece respeito, sem ter que pagar pelo que o outro faz e te prejudica. Além de ser prejudicado, você fica rotulado como pessoa do mal, mal educado, ou safado, por ser brasileiro.
Aconteceram duas situações comigo nos últimos tempos, que me deixaram triste, com atitudes até reativas, mas necessárias para me dar valor e valorizar o nosso povo, em primeiro lugar: 1. Comecei a fazer trabalhos em parceria com uma consultoria estrangeira, onde percebi certa “desconfiança” por ser brasileira, mas pensei: vou insistir, pois preciso que eles vejam o outro lado da moeda, de que brasileiro é confiável. Insistiram em determinados comportamentos, por pensarem de forma negativa sobre nós. Nesse momento meu coração abriu mão da parceria. Sou flexível e isso pode mudar sim, mas enquanto não sentir que houve mudança em relação a nós, a me sentir respeitada, não tenho porque estar nesta parceria. Afinal, não é só o dinheiro que importa, mas sim valores maiores; 2. Outro dia eu estava na fila de um café, quando avancei para frente para pegar uma água e, antes de voltar para o meu lugar, um rapaz, de outro país, que estava em minha frente, falou: “você não vai invadir o meu lugar! Brasileiro é sempre assim, quer tirar proveito, passar na frente dos outros”. Tomei um susto e após afirmar que eu só ia pegar uma água, sem interesse algum em tomar o lugar dele, perguntei: se você tem essa opinião sobre brasileiro, o que te faz estar aqui? Ele respondeu: comprar e vender, ganhar dinheiro dos brasileiros. Falei: quanto mais você respeitar os brasileiros e pensar de forma positiva em relação a eles, mais feliz estará em seu trabalho, o que vai representar muito mais do que simplesmente ganhar dinheiro, vai estar mais inteiro diante de sua vida. Pense nisso!
Sei também que tem muitos estrangeiros que valorizam a nossa terra e até admiram, pois sabem olhar o que temos de bom, o nosso valor. Sou casada com um, que tem paixão por nosso país e pelo povo de cá!
O que podemos fazer para defendermos a nossa nação, o nosso povo? E os nossos valores, será que estão vendo? Ou fomos jogados em um único pacote? Provavelmente você quer ser valorizado pelo que você é, um Ser Humano que merece respeito.
Essa mesma analogia faço com os profissionais da Petrobras, essa empresa que há mais de 60 anos é orgulho para o Brasil, uma empresa para qual me sinto honrada em prestar serviços, com muita gente séria, comprometida e de valor! Fico chateada quando ouço barbaridades em relação às pessoas que fazem parte dela, como se fossem todos corruptos. A verdade não é essa. Por conta de poucos foi criado um rótulo e passou a se generalizar para todos. Dizem que toda generalização é burra e se nós brasileiros continuarmos pensando assim a respeito da Petrobras, não vamos ajudar a resgatar a nossa maior empresa, que sempre representou o nosso país. Tenho orgulho de ser brasileira! Orgulho de “Ser” Petrobras! Vamos nos orgulhar juntos, nos unirmos, tirando do “poder” aqueles que só visam o “poder”, aqueles que passam por cima dos outros como um rolo compressor.
Assim como no oriente, vamos acreditar em crise como oportunidade de crescimento e melhoria. Vamos nos unir e valorizar a nós como brasileiros sim, valorizar as pessoas do bem e comprometidas que fazem parte do nosso país, da Petrobras, pois só assim vamos transformar tudo isso em algo bacana, um exemplo de superação. Ainda sonho em ver o Brasil como símbolo de transformação, de um povo guerreiro que aproveitou uma crise para mostrar o seu valor, defender a nossa Petrobras e as pessoas do bem, que dela fazem parte, e que é maioria. Essa atitude é um importante instrumento para essa conquista maior, do nosso Brasil.
Acredito na superação e na volta que vamos dar, saindo dessa fase com um saldo positivo para a coletividade, resgatando o que é nosso, assim como uma boa reputação. Temos potencial para isso.
Vejam o vídeo que recebi e está ao final deste artigo. Vamos compartilhar entre nossos amigos e parceiros de trabalho, dando o foco na nossa energia e no nosso potencial, seja como brasileiro, como petroleiro ou como Ser Humano que merece respeito.
Somos eternos aprendizes e um dos importantes aprendizados em minha vida nos últimos tempos foi: “precisamos nos valorizar para sermos valorizados!!”. É também com atitudes pontuais que vamos nos valorizar, além de irmos às ruas em protestos, defendendo a nossa bandeira, o nosso valor! Nós temos muito a crescer, a aprender, a nos educarmos sim, mas acima de tudo, somos um povo lindo, do bem, e cheios de garra, força e energia!! Afinal: “O Desafio é a Nossa Energia”!!
Vídeo: httpv://www.youtube.com/watch?v=d9w9DmhgQFc
Abraços,
Susanne Andrade
Fantástico Susanne, parabéns. Precisamos acordar agora. Adorei o vídeo.