Olá Pessoal,
Aproveito exatamente o final de outubro para deixar aqui uma mensagem sobre a luta contra o câncer de mama, ou melhor, a favor da VIDA! Que isso aconteça não somente nesse mês, mas que tenha uma continuidade por nosso dia a dia, de forma mais ampla. Tenho uma história inspiradora para trazer hoje, vivida por uma mulher guerreira e “arretada”, como dizemos na nossa Bahia.
Neide Anjos, minha mãe, recebeu o diagnóstico de câncer de mama há pouco mais de 2 anos atrás, o que representou um choque para toda a família. Um tipo bem agressivo que levou à retirada da mama em poucos dias, quando começou todo o tratamento da quimioterapia. Do medo de perdê-la passamos a sentir orgulho, com aprendizados para a nossa vida.
Por quase um ano, conviveu com as baixas de imunidade, o que lhe deixou impaciente em alguns momentos, com mal estar e tantas reações provocadas pela droga, mas, ela nunca desistiu. Foi justamente a sua deteminação, o pensamento positivo e o seu posicionamento pela vida que lhe fez enfrentar tudo com muita leveza e otimismo.
Até a sua “carequinha” foi assumida com brilho nos olhos, quando ela disse que não pensou que teria uma cabeça tão bonita. É muito interessante ver como cada pessoa reage de um jeito e todas as formas são belas, quando se fala na defesa da vida. Há quem não queira ver o seu cabelo cair e cuida logo de implantar peruca para continuar com a sua beleza em essência, para trabalhar a autoestima dessa forma. Conheço diferents casos pelos quais tenho muita admiração e respeito. Exemplos de vida!
Minha mãe costuma dizer que o câncer trouxe um colorido para a vida dela e isso é muito real. Quando completou um ano da cirurgia de retirada da mama, ela saiu para comemorar com meu pai, um ano de nova vida!
Sabe qual foi o colorido que o câncer trouxe para a vida dela? Um colorido que podemos dar em nossas vidas, independente de qualquer doença, e até mesmo para evitar adoecimentos e falta de vida. Ela passou a “cuidar antes dela”, passou a se priorizar em sua vida. Era uma pessoa que cuidava do mundo, esposo, filhos, genros, nora, netos e amigos de toda essa turma. Ela agora está em 1º lugar e, os outros, ela cuida ainda mais, com muito desprendimento, sem esperar nada em troca.
Era aposentada, da área de educação, e experimentou três profissões depois disso:
- No outubro rosa de 2012, aconteceu uma exposição com fotos de pessoas com câncer de mama, em banners de mais de 1,80 de altura, no Shopping Iguatemi, de Salvador, deixando mensagens positivas para inspirar outros pacientes na conquista da saúde. A dela foi: “Com a chegada do câncer, não desanimei. Tenho buscado sabedoria e força para enfrentar, sempre confiando em Deus, e tendo a certeza de que, em tudo que a vida nos apresenta, encontramos alegria”.
- Começou a ser convidada para dar entrevistas e palestras. Foi aplaudida de pé em uma universidade de Salvador, dando palestra para profissionais da saúde.
- Virou escritora! A clínica AMO, onde fez tratamento, lançou um livro, cujo título é “Entre a vida e a vida: desafios do paciente de câncer”, onde ela escreveu o capítulo “Minha vida dando uma reviravolta”. Agora está no seu segundo livro, sobre culinária, sua grande paixão.
Eu trago aqui essa história para inspirar você leitor a CUIDAR ANTES DE VOCÊ! Pense e sinta o que você pode fazer para dar um colorido em sua vida, trazendo emoção, entusiasmo e motivação para conquistar mais e mais. No meu livro “O segredo do sucesso é ser humano”, publicado em setembro deste ano, pela Primavera Editorial, eu trago algumas dicas para você conquistar resultados sensacionais na sua vida pessoal e profissional, e este é um dos 7 passos que apresento.
A minha mãe, está muito saudável e feliz! No momento em que estou concluindo este artigo, ela está na Cidade Sol FM, de jequié-BA, minha Terra Natal, falando sobre o lançamento do livro lá, que acontecerá no dia 30/10, quando falou também do Outobro Rosa… uma sincronicidade!!
A você eu desejo muito brilho, alegria, cura, amor, com o colorido que quer implementar em sua VIDA, para que ela seja plena.
Abraços Afetuosos,
Susanne Andrade
Que maravilha Susanne, receber tão linda homenagem sua…..só esqueceu de dizer que com a chegada do câncer vcs , marido,filhos, netos, genros, nora me paparicaram bem mais… isso é ótimo…tem sido uma fase leve em minha vida. Agora com lançamento do seu livro, tenho recebido muitos presentes de Deus tb… vc é uma filha especial..pessoa humana linda…um beijo no teu coração.