As férias estão chegando ao fim, é quando a vida retoma a sua rotina. Hora de comprar material escolar, uniformes, participar das reuniões no colégio… A vida continua. Aqueles que já se preparam para os últimos anos, rumo à universidade, começam a desenvolver a maturidade para o trabalho. A relação que seus pais e responsáveis estabelecem com as suas carreiras é o maior exemplo para seus filhos.
Infelizmente assistimos hoje a uma desconexão do mundo do trabalho com a vida pessoal, como se fossem antagônicas, acarretando em pouco tempo para a família, que é a nossa base. É justamente na família que nos reabastecemos para tocar o nosso dia a dia com leveza. É em função dela que buscamos trabalhar mais e mais, para crescermos e sermos melhores, podendo proporcionar mais a ela. Pensando desta forma, conseguir manter o espírito de convivência em família no dia a dia, independente de ter terminado as férias, é uma forma de começar a alimentar a nossa alma para lidar com o cotidiano com bastante energia e entusiasmo. Essa é a nossa principal fonte!
Nós não podemos mudar os problemas, o mundo, a vida moderna, mas podemos mudar a forma como nos relacionamos com tudo isso, nos posicionando de forma consciente, passando pela vida, sem deixar que ela passe por nós, engolindo o nosso tempo e nossas escolhas diante dele.
No livro O Segredo do Sucesso é Ser Humano, publicado pela Primavera Editorial, trago reflexões para ações relacionadas às conquistas de resultados sensacionais na vida pessoal e profissional, tendo os valores humanos como base. É a partir deles que conseguimos construir a mais bela história de nossa vida.
Resgatar a nossa criança interior, a nossa criatividade, a leveza, a conexão com nós mesmos e com as pessoas que são importantes em nossas vidas é um importante caminho.
Nesse retorno das férias, experimente ações como:
- Pegar o calendário escolar e anotar em sua agenda os eventos especiais como dia dos pais, das mães, apresentações, dia da família ou das profissões no colégio. Coloque como prioridade e se faça presente. Esse é o maior presente que você pode proporcionar a você e a seus filhos.
- Conhecer o universo de seus filhos: professores, amigos, conteúdos que estão sendo estudados. Sinta verdadeiramente e demonstre o quanto eles são importantes para você.
- Dar espaço para que seus filhos conheçam o seu mundo do trabalho. Há empresas que promovem isso, mas se a sua não é assim, crie esse espaço, mesmo que em casa, mostrando como é esse seu universo. Procure demonstrar sempre o que tem de bom e o que lhe dá brilho nos olhos. Se não existe isso, mude de carreira já!
- Criar espaços para estarem mais juntos, seja em momentos de lazer, em brincadeiras, jogos em casa, ou até mesmo ao redor da mesa, um espaço adormecido no lar das famílias, mas que pode ser acordado. “Acordar” significa “dar cor” e atitudes simples assim podem ser o canal para uma vida colorida.
No ano passado, a minha filha de cinco anos nos propôs dormir na sacada e ver o nascer do sol, o que foi apoiado pela irmã de dezessete e nós, os pais. Foi algo simples e delicioso. Saímos da rotina e curtimos algo diferente naquele nosso espaço. Começamos a “jogar” mais em família, o jogo da vida, da convivência, da união e diversão. Às vezes a frequência diminui e é quando tomamos consciência e resgatamos novamente. Assim é a vida. Precisamos estar atentos a ela, independente de estarmos de férias ou não, mas criando espaços no tempo, o nosso tempo, resgatando as nossas crianças, em casa e dentro de nós, curtindo a deliciosidade da vida, com leveza e plenitude.
Afinal, sempre é tempo de ser feliz!
Abraços,
Susanne Andrade