O mundo gira em torno de mudanças constantes e ágeis, e precisamos estar abertos para os novos tempos. Existe um problema nesse contexto: qual a sua relação com tudo isso? As pessoas tem se perdido, corrido atrás de mudar por ter que mudar, sem entender, na maioria das vezes, o significado de tudo isso. Esse comportamento leva as pessoas ao cansaço, resistências, com perda de sentido pelo que está fazendo. Entram no mecanicismo do mudar porque tem que mudar.
Qual o propósito real em mudar? O que vai agregar para você? É bem provável que você já tenha se esforçado muito para transformar um determinado hábito, para desenvolver uma competência em função da demanda de sua empresa, sem entender o seu real significado.
Está na hora de mudar o “ter que fazer” para “qual o sentido do fazer”, qual o valor que está por trás de cada mudança que vem de demanda para mim. Faz parte do meu propósito de carreira e vida? Assim damos o salto e assumimos o protagonismo. Como diz o André Valongueiro, saímos da posição de passageiro e assumimos o “Eu, Piloto”, título do seu e-book.
Já acompanhei muitos clientes em processo de coaching que chegam com uma demanda de mudança, da necessidade de desenvolver uma competência específica, sem entender a real importância. Somente quando sentimos os benefícios e o significado dessa mudança é que nos comprometemos com ela e aí sim, acontece verdadeiramente. É essencial que ela também faça parte de nosso propósito e que esteja em sintonia com o que eu quero no momento presente, pois os objetivos em nossas vidas devem ser renovados.
É assim que conseguimos transformar a nossa vida, conseguimos construir a nossa vida, passando por ela, ao invés de deixar que ela passe por nós.
A “rosa dos ventos” nos aponta as possibilidades de direção, mas temos a liberdade de escolher por onde vamos caminhar, o que queremos conquistar.
Tem outro ponto fundamental, que é o tempo. Parece assustador, mas nesse dinamismo e exigências do mundo, tudo tem que ser para ontem, o que nos faz nos esquecermos de curtir o presente, de pensar e sentir o que queremos verdadeiramente mudar na direção do futuro. É necessário lembrar que essa correria pode nos levar a acreditar que nada fazemos. Às vezes, parar, respirar e reconhecer que muita coisa já está muito bacana já é uma grande mudança. É dar um freio para acordar, para pensar e sentir. Quando fazemos isso, o agir vem com força, com garra e entusiasmo pelas conquistas, pela vida!
Mude sim, na direção da “deliciosidade” da mudança. Alguns pontos de reflexão para lhe inspirar a entrar em ação, na direção em que você tem o direito e liberdade de escolher:
- Reconheça o que já está bom, o que lhe dá prazer na vida, o que você já realizou e está realizando! Faça uma lista de coisas boas em sua vida pessoal e profissional.
- Identifique o que você não quer mais para você e comece a eliminar o que não te faz bem.
- Liste todos os sonhos que você tem e quer transformar em realidade. Se para algum deles você acha que já passou o tempo, leia “Antes tarde do que nunca” do Gilberto Cabeggi. Sempre é tempo de realizar!
- Escolha algo diferente para lhe dar aquele frio na barriga pelo novo desafio, algo novo que deseja fazer, mas foi deixando passar. Algo que lhe traga energia para a vida. Pode ser um novo curso, esporte, a compra de algo, uma foto no Facebook, uma viagem, uma nova atitude em relação ao trabalho, à vida.
- Transforme esses 4 itens em ações especificas, e comece dando os primeiros passos na direção que escolheu para ser o protagonista de sua vida.
Lembre-se de que não existe isso de “como a vida é”, pois “a vida é o que você quer que seja”! Vá em frente na direção de sua realização enquanto Ser Humano de forma integral, em sua vida pessoal e profissional!
Comece já! Você merece ser feliz e saborear a “deliciosidade” que é mudar!
Abraços Afetuosos,
Susanne Andrade
Este segmento me lembra de algo:
Escolha algo diferente para lhe dar aquele frio na barriga pelo novo desafio, algo novo que deseja fazer, mas foi deixando passar. Algo que lhe traga energia para a vida. Pode ser um novo curso, esporte, a compra de algo, uma foto no Facebook, uma viagem, uma nova atitude em relação ao trabalho, à vida.
Obrigado pela força amiga!!!